Seguir

terça-feira, 30 de abril de 2013

Indutores de Ovulação

Bom dia minha amigas, hoje eu gostaria de falar sobre um assunto um pouco delicado são os chamados "Indutores de Ovulação", vou descrever aqui o que eu pesquisei e descobri sobre eles.



Como funcionam os indutores de ovulação

Quem precisa usar indutor de ovulação?

Indutores de ovulação como o citrato de clomifeno (vendido no Brasil com os nomes Indux, Serophene, Clomid, entre outros) são usados em mulheres que ovulam de maneira irregular ou que nem chegam a ovular, incluindo as portadoras da síndrome dos ovários policísticos. 

A indução é feita quando o histórico médico de um casal mostra que a mulher não apresenta alterações anatômicas, como obstrução das trompas, e o homem tem sêmen normal (diagnosticado através de um espermograma). 

O clomifeno também é utilizado em casos de infertilidade inexplicada. 

Minha amiga tomou indutor e engravidou. Posso tomar também?

Medicamentos para induzir a ovulação só devem ser usados sob orientação médica. Só o especialista sabe qual é a droga adequada para o seu caso. 

Existe um estudo que ligou o risco de câncer de ovário ao uso de indutor por mais de 12 ciclos, mas a relação entre indutores e câncer não está totalmente comprovada. 

Qualquer remédio ligado à fertilidade pode causar uma série de efeitos colaterais, como alterações de humor, inchaço nos ovários, dor abdominal, dor nos seios, insônia, enjoos e vômitos, além de visão embaçada, dor de cabeça, cansaço, irritabilidade, depressão, ganho de peso e, em casos mais raros, cistos no ovário. 

O indutor também pode causar uma certa "secura" na sua vagina. 

Mulheres que tomam o clomifeno junto com outras drogas, como a gonadotrofina menopausal, correm o risco de ter síndrome da hiperestímulo ovariano, um problema grave que faz com que o abdome se encha de líquido, e que pode exigir internação. É raro, porém, que o hiperestímulo aconteça apenas com o uso do clomifeno. 

O hiperestímulo ovariano acontece porque os ovários respondem "bem demais" aos indutores, e produzem um excesso de óvulos. O problema pode provocar até a morte, por isso é preciso ficar atenta a dores abdominais e a um aumento súbito de peso. 

Como o indutor funciona?

O princípio ativo do clomifeno é o citrato de clomifeno, uma droga administrada na forma de pílulas. O agente aumenta os níveis de dois hormônios, o que estimula os ovários e a liberação de um óvulo. 

É assim: o medicamento diz à sua hipófise que produza mais FSH (o hormônio que estimula os folículos). Com a ação do FSH, os ovários preparam alguns óvulos para a liberação. 

Quando o medicamento termina, o hipotálamo (parte do cérebro que regula funções básicas, como a temperatura) libera o hormônio luteinizante (LH). O LH sinaliza aos ovários que está na hora de liberar os óvulos maduros de seus folículos. É a ovulação. 

Por quantos ciclos posso usar o indutor?

A maioria das mulheres é submetida ao uso de indutor por no máximo entre 3 e 6 ciclos. Pode ser que você precise de um ou dois ciclos para começar a ovular regularmente. Depois de 6 meses, se o tratamento não tiver tido resultado, o médico deve discutir outras opções com você. 

Existe a recomendação de que o tratamento no total dure até 12 ciclos, mas com intervalos entre eles. 

Normalmente, os comprimidos de indutor são iniciados entre o terceiro e o quinto dia do ciclo menstrual, e duram apenas cerca de cinco dias. A ovulação costuma acontecer de cinco a nove dias depois do último comprimido. A monitoração por ultrassom ajuda a saber exatamente se os ovários estão preparando folículos para a liberação de óvulos. 

A dose do remédio vai sendo ajustada pelo médico de acordo com as reações do organismo. 

O indutor é indicado para quem tem síndrome dos ovários policísticos?

Sim, o uso de indutor é indicado no caso de síndrome dos ovários policísticos, mas saiba que entre 15 e 40% das mulheres com SOP são resistentes ao clomifeno. Essa resistência (quer dizer, o indutor não funciona) é mais frequente em mulheres com índice de massa corporal acima de 25. O médico pode recomentar que você tente emagrecer. 

Até mesmo uma perda de 5% do peso do corpo já aumenta as chances de ovular. 

O médico também pode receitar o uso de metmorfina. O medicamento ajuda o organismo a responder ao clomifeno, e estudos mostraram que ele contribuiu no aumento da chance de ovular e engravidar. O problema é que a metmorfina tem efeitos colaterais desagradáveis, como distúrbios digestivos. 

Para que mais o clomifeno pode ser receitado?

O clomifeno também é usado, junto com outros medicamentos, durante tratamentos de fertilidade como a fertilização in vitro, para fazer com que os ovários produzam vários óvulos. 

O clomifeno também pode ajudar homens em determinados casos de desequilíbrio hormonal ligado a baixa contagem, qualidade ou motilidade dos espermatozoides. 

Qual é a taxa de sucesso do clomifeno?

A maioria das pessoas está interessada em duas taxas de sucesso: a para a ovulação e a para gravidez. Para provocar a ovulação, o indutor é muito eficiente. Cerca de 70% das mulheres ovula com o remédio, normalmente nos primeiros três meses de tratamento. Das que ovulam, entre 15 e 50% engravidam. 

A variação das taxas de sucesso de gravidez é grande porque a fecundação depende de vários outros fatores, como o momento do ciclo em que ocorreu a relação sexual, a idade da mulher, seu peso, além da velocidade e da motilidade dos espermatozoides. 

Se eu usar indutor, vou ter mais de um bebê?

Sempre que há indução da ovulação, é possível que mais de um óvulo seja liberado. Isso eleva as chances de uma gravidez múltipla. Mulheres que tomam clomifeno têm 7% de probabilidade de ficar grávida de gêmeos e 0,5% de probabilidade de engravidar de trigêmeos. Nesses casos, os gêmeos não serão idênticos, porque terão sido originados por óvulos diferentes. 

Mas os médicos não aconselham a tomar indutores só com o objetivo de engravidar de gêmeos. Gestações múltiplas trazem riscos de complicações, e uma das mais comuns é o de parto prematuro. 

• Participe do grupo da comunidade sobre o uso de indutores da ovulação. 


http://brasil.babycenter.com/a7200057/como-funcionam-os-indutores-de-ovula%C3%A7%C3%A3o#ixzz2RxOIMBsT 


Atenção meninas, o que mencionei aqui foi apenas a titulo de informação, qualquer problema ou dúvida vocês devem ser consultadas ou orientadas por seus médicos, tenham um ótimo dia minhas amigas, que Deus nos abençoe e ilumine sempre.   

13 comentários:

  1. Muito legal o post, informação é sempre legal...
    Nunca tinha parado pra pensar como funcionava... rsrs
    Gostei...

    beijooos

    http://esperadomeupresentinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Thatha, eu estava super curiosa sobre esse assunto. Um super abraço minha amiga.

      Excluir
  2. Informação sempre é bom! E os indutores ajudam muitas mulheres a engravidarem...

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Liz, encontrei alguns relatos de mamães que tiveram sucesso usando os indutores. Um beijo bem carinhoso no seu coração minha amiga.

      Excluir
  3. Oi Mila, obrigada pela visitinha em meu blog, fico feliz que tenha gostado do chá, fiz tudo com muito amor, seja sempre bem vinda, estou te seguindo, beijos e que Deus te abençoe, com carinho da Thy!

    http://aesperadeumprincipe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thatha, o seu blog é muito lindo, parabéns pelo chá de bebê, fiquei encantada com o amor que foi dedicado em cada detalhe, parabéns de novo minha amiga.

      Excluir
  4. amiga linda eu precisei usar
    e foram 12 meses
    o caso era serio eu só funcionava com eles rs
    linda tarde bjs

    obs amiga me ajuda tirar por favor pra mim esse verificador de palavras no meu cantinho tem o passo a passo ajuda eu kkkkkkkk

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda, comecei a usar ontem, o Clomid, espero que dê tudo certo, estou com muita fé.

      Amiga, não sei usar o blog direito, na verdade nem sei que verificador é esse, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, mas vou tentar descobrir. Um abraço em você e nas suas meninas lindas.

      Excluir
  5. Oi Mila...conheci o seu blog atraves de um comentario seu no meu blog...rsrsrs...nossa vim aqui conhecer e adorei e já estou te seguindo...obrigado pelo carinho...daqui a pouco venho aqui ler todos os seus post para te conhecer melhor...rsrsrs...bjs...e seja muito bem vinda no meu cantinho!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graci, seja bem vinda, também gostei muito do seu blog, parabéns minha amiga, pois o seu cantinho é muito lindo.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Obrigada minha amiga, gostei muito do assunto, então achei que poderia interessar a alguém, tenha um ótimo dia.

      Excluir
  7. Mila estou adorando o seu blog, impossível parar de ler... fora que tem cada postagem aqui super informativa, obrigada pelo carinho com quem o lê.

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário, que Deus te ilumine sempre.